domingo, 16 de agosto de 2009

Yashalom de Sant'Anna


É a protagonista de Asas Negras (Hybrida).

Tem 15 anos, está no primeiro ano do ensino médio da Escola Federal e mora numa cidade fictícia ao sul do Brasil.

Talentosa e sensível, é a melhor florista da Floricultura do velho inglês Cherry Blossom, onde trabalha como menor aprendiz.

É filha única da enfermeira Sarah de Sant'Anna, que trabalha como acompanhante de idosos e volta para casa apenas a cada quinze dias. Um acordo entre ambas permitiu que Yashalom ficasse na casa, mesmo que sozinha, pois seu maior pesadelo seria ter que voltar a morar na casa dos patrões da mãe, coisa que aconteceu a maior parte de sua vida e que ela tem verdadeira ojeriza.

Yashalom é uma menina equilibrada e responsável, porém coisas estranhas começam a acontecer dentro dela, o que lhe tira um pouco o rumo e a faz vacilar em seus compromissos. Pode ser apenas uma fase, o princípio de uma doença psiquiátrica ou o despertar de uma força mediúnica, mas ela, por causa de "alucinações" começa a se atrasar para a escola e outros compromissos e o seu rendimento escolar despenca, obrigando a escola a tomar uma providência: inclui a garota no programa de "Tutela Estudantil" e nomeia o imigrante polonês, Józef Palmas Wojtyla, o melhor aluno do terceiro ano, para ajudá-la com os estudos. Só que ao invés de ter uma relação harmoniosa com o rapaz que a ajudará a se reequilibrar, ela acaba tendo muitos atritos com ele, pois suas personalidades são diferentes e contraditórias, sendo ambos orgulhosos demais para ceder aos caprichos do outro.

Quanto ao seu nome, o mais próximo que cheguei em minhas pesquisas foi o seguinte: YaShalom seria uma corruptela da expressão hebraica YAHWEH SHALOM = “A Paz de Yahweh” (Esta expressão que reconhece o Divino (Yahweh) é Paz (Shalom), e é percebida na forma da Pomba, usada para elevar a criação (Juízes 6:24).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sanka - In Memoriam

Sanka - In Memoriam
02/04/1998 - 20/09/2011